Título:
A biblioteca eletrônica
Autor:
Rowley, Jennifer
Tipo:
Citação
Assunto:
Truncamento de caracteres (truncagem)
Descrição:
Brasília : Briquet de Lemos, 2002. 399 p.. 2002. (p.399 (177))
Texto
Truncamento e seqüências de termos de busca
O truncamento serve para fazer buscas em radicais de palavras. Ao empregar o caractere indicativo de truncamento, no começo ou no fim de uma palavra, o sistema é instruído a fazer uma busca de uma seqüência de caracteres, independentemente de essa seqüência formar ou não uma palavra completa. Por exemplo, se o usuário solicitasse uma busca sobre Livr* isso recuperaria registros que incluiriam palavras como Livro, Livros, Livraria e Livreiro. A utilização do truncamento elimina a necessidade de especificar cada variante de uma palavra, simplificando assim as estratégias de buscas. Isso é particularmente útil no caso de sistemas de recuperação da informação baseados na linguagem natural, em que as variações terminológicas não são controladas.
O truncamento mais importante é à direita, no qual são ignorados os caracteres situados à direita da seqüência de caracteres. O truncamento à esquerda será útil em situações onde ocorrem diversos prefixos. Isto é especialmente útil quando se fazem buscas em bases de dados na área da química. Por exemplo, *aldeído recuperaria registros de ´aldeído´ combinado com diferentes prefixos (acetaldeído, monoaldeído, paraldeído, etc.). O truncamento, ou máscara, como é denominado neste contexto, às vezes existe para ser usado no meio das palavras, quando serve para atender a formas ortográficas alternativas. Assim, por exemplo, DIRE$ÇÃO buscará registros de DIREÇÃO e DIRECÇÃO.
Em alguns sistemas, a fim de controlar a série de palavras variantes que seriam recuperadas por causa de um truncamento, é possível especificar o número de caracteres que aparecerão depois da seqüência onde houve o truncamento. Por exemplo, S-EMPLOY??? seleciona registros que tenham um máximo de três caracteres adicionais.
(p.177)
|