Título:
A biblioteca eletrônica
Autor:
Rowley, Jennifer
Tipo:
Citação
Assunto:
Z39.50 (protocolo)
Descrição:
Brasília : Briquet de Lemos, 2002. 399 p.. 2002. (p.399 (103))
Texto
Normas z39.50 e SR
Z39.50 e SR são normas relativas à recuperação da informação. A Z9.50 é um protocolo nacional norte-americano desenvolvido pelo ANSI (American National Standards lnstitute), enquanto a SR, ou ISO 10162/3 Search and Retrieve, é a norma internacional oriunda da International Standards Organization. A Z39.50 e a SR são compatíveis, mas a Z39.50 é utilizada com mais freqüência devido à sua maior funcionalidade.
A Z39.50 constitui um protocolo de camada de aplicações que suporta a construção de aplicações distribuídas de recuperação da informação... A implementação da norma z39.50 permite a usuários de diferentes produtos de software se comunicarem entre si e intercambiar dados. E, o que é mais importante, a interface local, plenamente conhecida, pode ser utilizada para fazer buscas em outras bases de dados remotas. Isso significa que o usuário, por exemplo, pode fazer buscas num catálogo em linha de acesso público remoto, montado num sistema diferente de gerenciamento de bibliotecas, adotando a interface disponível na biblioteca local.
A z39.50 funciona em ambiente de cliente-servidor, contexto em que o cliente é a origem e o servidor o alvo. Do lado do cliente, um pedido oriundo do aplicativo do usuário é traduzido para a z39.50 na origem e enviado para o alvo. Do lado do servidor, o alvo traduz o pedido para uma forma compreensível pelo aplicativo da base de dados, que processa o pedido, localiza a informação e a devolve ao alvo, que, por sua vez, devolve-a à origem. O processo recíproco de tradução contém informações de retorno.
Muitos fornecedores de sistemas, mas nem todos, oferecem clientes e/ou servidores z39.50. Esta norma é utilizada em vários sistemas de gerenciamento de bibliotecas, no serviço FirstSearch do OCLC (fornecimento de documentos e empréstimo entre bibliotecas) e nos serviços de buscas em linha oferecidos por Mead Data Central e D!ALOG; a SilverPlatter incorporou-a em sua Electronic Reference Library. Embora a z39.50 permita o uso de uma interface local de busca, isso não significa que todos os recursos de busca normalmente oferecidos por essa interface estejam disponíveis. Uma vez que a aplicação da base de dados remota executa a busca, o usuário está limitado aos recursos desse sistema. Também há algumas limitações impostas pelo próprio protocolo. Por exemplo, o protocolo não abrange a classificação por ordem de relevância.
|