memex Assuntos Login  

 
 
    parte    exata   frase Assuntos



     
Título: Manual de elaboração de tesauros monolíngüês
Autor: Gomes, Hagar Espanha
Tipo: Citação
Assunto: Tesauros (Thesaurus, Thesauri)


Descrição: Brasília: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1990. 1990

Texto
O termo "tesauro" tem origem no dicionário analógico de Peter Mark Roget, intitulado "Thesaurus of English words and phrases", publicado, pela primeira vez, em Londres, em 1852.

Roget era Secretário da Royal Society e pretendia, com aquela obra, facilitar sua atividade literária. Levou nesse trabalho cerca de 50 anos. Em seu dicionário as palavras não foram agrupadas segundo a ordem alfabética, como ocorre com os dicionários da língua, mas "de acordo com as idéias que elas exprimem". E ele segue explicando: "O propósito de um dicionário comum é simplesmente explicar o significado das palavras; e o problema para o qual ele pretende oferecer a solução pode ser apresentado assim: Sendo dada uma palavra, encontrar seu significado ou a idéia que ela pretende trazer consigo. O que se almeja com este empreendimento é exatamente o contrário: a saber, tendo-se a idéia, encontrar a palavra, ou as palavras, pelas quais a idéia possa ser expressa de maneira mais adequada e ajustada. Com este objetivo, as palavras e frases da língua estão arranjadas aqui não de acordo com seu som ou sua ortografia, mas estritamente de acordo com seu significado".

Roget chamou seu dicionário analógico de "thesaurus", que é um nome usado para designar vocabulário, dicionário. Mas a forma de apresentação foi tão original que a palavra "thesaurus" ficou, na área de documentação, associada à forma de organização do vocabulário de indexação/recuperação.

(...)

O tesauro documentário surgiu da necessidade de manipular grande quantidade de documentos especializados. Era preciso trabalhar com vocabulário mais específico e com uma estrutura mais depurada do que aquela presente nos cabeçalhos de assunto (remissivas e referências cruzadas tipo ver e ver também). Assim, além da especificidade, cuidou-se de melhorar a estrutura e as referências cruzadas (ver também) deram lugar às relações hierárquicas (vertical) e associativas (horizontal).

Pelo fato desse novo instrumento da documentação possibilitar, através do agrupamento dos termos, o acesso a uma idéia, mesmo sem saber nomeá-la de saída, as novas listas estruturadas de termos passaram a ser chamadas de tesauros, por analogia com aquela obra, embora com a função de indexar/recuperar informação.

E aí estão presentes as duas grandes características do Tesauro de documentação: os termos e as relações entre eles.