Título:
Manual de elaboração de tesauros monolíngüês
Autor:
Gomes, Hagar Espanha
Tipo:
Citação
Assunto:
Conceito
Descrição:
Brasília: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1990. 1990
Texto
3.2. Conceito
O conceito é um constructo mental que representa um objeto individual material ou imaterial.
Exemplo: Reação em cadeia Aço austenítico Resistência à corrosão Despesa pública
O conceito consiste num agregado de características que podemos conhecer como sendo comuns a um sem número de objetos individuais (cf.3.6).
Os objetos podem ser vistos sob dois aspectos: como representantes de uma classe e como um objeto que se relaciona com outro no tempo e no espaço.
Por exemplo: Existe uma relação entre os conceitos "Pista molhada" e "Acidente". A ocorrência do segundo é dependente, entre outras, do primeiro. Tais conceitos são contíguos no tempo.
Ainda outro exemplo: Entre os conceitos "Despesa pública" e "Receita pública" existe uma afinidade, determinada pela realidade, que é o "Orçamento público", do qual ambos fazem parte. São contíguos no espaço.
No âmbito dos tesauros os conceitos são designados por termos.
O tesauro de indexação/recuperação deve ser baseado em conceitos e não em palavras, uma vez que cada significado deve ser representado por uma única forma verbal. É bom lembrar que há vários instrumentos de controle de vocabulário designados como "tesauro" quando, na verdade, são vocabulários controlados baseados em palavras e não em conceitos.
Cada conceito é um item do conhecimento e reflete este conhecimento do mundo real dos objetos e fenômenos, com seus atributos e relacionamentos mais substanciais e essenciais. O conceito é fundamental para elaboração de tesauros.
|