Título:
Descrição bibliográfica internacional normalizada para as publicações monográficas ISBD(M)
Autor:
Federação Internacional das Associações de Bibliotecas e Instituições IFLA
Tipo:
Citação
Assunto:
ISBD (International Standard Bibliografic Description)
Descrição:
Lisboa : Biblioteca Nacional, 2005. 2005. (p.2)
Texto
A Descrição Bibliográfia Internacional Normaliza remonta a 1969, quando a Comissão de Catalogação da IFLA (mais tarde designado Gabinete Permanente da Secção de Catalogação da IFLA ) patrocinou uma da Reunião Internacional de Especialistas em Catalogação. Esta reunião produziu uma resolução que propôs a criação de normas para regularizar a descrição bibliográfica na sua forma e conteúdo. Como resultado, a Comissão de Catalogação determinou que o seu o trabalho prioritário seria providenciar os meios para incrementar consideravelmente a partilha e troca de dados bibliográficos. Este trabalho resultou no conceito da Descrição Bibliográfia Internacional Normalizada (ISBD) o qual já perdura por mais de 30 anos. Os formatos individuais aos quais o conceito da ISBD tem sido aplicado, é actualmente usado por agências bibliográficas, códigos de catalogação nacionais e internacionais, e catalogadores numa enorme variedade de bibliotecas em todo o mundo, por causa do seu potencial para promover a partilha de registos.
A primeira das ISBDs foi a Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada das Publicações Monográficas (ISBD(M)) a qual apareceu em 1971. Em 1973 o texto já tinha sido adoptado por um grande numero de bibliografias nacionais e, com a tradução em várias línguas do texto original inglês (2) , foi tomada em consideração por numerosas comissões de catalogação para redefinir regras nacionais de descrição. Os comentários dos utilizadores da ISBD(M) levaram à decisão de produzir um texto revisto que foi publicado em 1974 como "Primeira edição normalizada" (First standard edition).
Em 1975, a Comissão Executiva para a Revisão das Regras de Catalogação Anglo-Americanas propôs à Comissão de Catalogação da IFLA que devia ser desenvolvida uma descrição bibliográfica internacional normalizada geral, adequada para todo o tipo de materiais de biblioteca. O resultado foi a ISBD(G), publicada em 1977. Foi então revista a ISBD(M) para a adaptar aos preceitos da ISBD(G), e assim foi publicada a "Primeira edição normalizada revista" em 1978.
|