Título:
Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica
Autor:
Guedes, Vânia e Borschiver, Suzana
Tipo:
Citação
Assunto:
Bibliometria
Descrição:
In Proceedings CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação VI, Salvador - Bahia.. 2005. (p.2)
Texto
Bibliometria é um conjunto de leis e princípios empíricos que contribuem para estabelecer os fundamentos teóricos da Ciência da Informação. O termo statistical bibliography - hoje Bibliometria - foi usado pela primeira vez em 1922 por E. Wyndham Hulme, antecedendo à data a qual se atribui a formação da área de Ciência da Informação, com a conotação de esclarecimento dos processos científicos e tecnológicos, por meio da contagem de documentos. Após Hulme, pressupõe-se que o termo statistical bibliography foi ignorado por 22 (vinte e dois) anos, até ser usado por Gosnell, em 1944, em um artigo sobre obsolescência da literatura. E, o mais curioso, sem reconhecimento de seu uso prévio. Consta, da literatura sobre Bibliometria que existiu um intervalo de cerca de 20 (vinte) anos, até 1962, quando o termo statistical bibliography foi mencionado pela terceira vez, por L. M. Raisig, em um estudo sobre análise de citações, intitulado Statistical bibliography in health sciences. Menciona-se, ainda, que existia um consenso entre autores dedicados ao assunto, de que o termo statistical bibliography não era de todo satisfatório, o que se verificava inclusive pelo seu escasso emprego na literatura. Assim, o termo Bibliometria (em inglês Bibliometrics) é sugerido para denominar a área em questão (PRITCHARD, 1969).
Pao (1989), em seu livro Concepts of Information Retrieval, refere-se à Biblometria como um termo introduzido por Allan Pritchard, em seu artigo Statistical Bibliography or Bibliometrics, publicado em 1969, para denotar a área de estudo que usa métodos matemáticos e estatísticos para investigar e quantificar os processos de comunicação escrita. Pritchard, segundo Pao (1989), notou que a literatura é o ingrediente chave no processo de comunicação do conhecimento. E, ainda, que o atributo de uma unidade de literatura, que existe em forma publicada, isto é, artigos de periódicos e livros, pode ser estudado em termos estatísticos. Ela acrescenta que publicações, autores, palavras-chave, usuários, citações e periódicos são alguns dos parâmetros observáveis em estudos bibliométricos da literatura. Esses estudos tentam quantificar, descrever e prognosticar o processo de comunicação escrita.
Finalmente, um dos conceitos mais utilizados em Bibliometria é que, segundo Pritchard (1969), significa "todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita".
--------------------------------------------- A Bibliometria é uma ferramenta estatística que permite mapear e gerar diferentes indicadores de tratamento e gestão da informação e do conhecimento, especialmente em sistemas de informação e de comunicação científicos e tecnológicos, e de produtividade, necessários ao planejamento, avaliação e gestão da ciência e da tecnologia, de uma determinada comunidade científica ou país...
Finalmente, a Bibliometria é também um instrumento quantitativo, que permite minimizar a subjetividade inerente à indexação e recuperação das informações, produzindo conhecimento, em determinada área de assunto. Em última análise ela contribui para tomadas de decisão na gestão da informação e do conhecimento, uma vez que auxilia na organização e sistematização de informações científicas e tecnológicas.
(p.15)
|