memex Assuntos Login  

 
 
    parte    exata   frase Assuntos



     
Título: Um estudo de caso exploratório aplicando os métodos e as técnicas da inteligência organizacional e competitiva na rede mundial varejista Wal-Mart
Autor: Pereira, Antonio José Patrocínio; Guimarães, Paulo César
Tipo: Citação
Assunto: Data Warehousing (DW)


Descrição: Disponível em: http://www.simonsen.br/rds/contabeis/artigo3.php. Citação de: TARAPANOFF, Kira. Inteligência organizacional e competitiva .Brasília: UNB, 2001.

Texto
O Data Warehousing (DW) é uma nova abordagem tecnológica para resolver a questão do fornecimento de informações aos tomadores de decisões nas organizações. O seu objetivo geral é fornecer informações confiáveis, ágeis, flexíveis, integradas, para apoiar o processo decisório. Além disso, tem como objetivos específicos (TARAPANOFF, 2001, p.288):

- Criar um ambiente computacional em que as informações acumuladas ao longo dos anos se tornem disponíveis para acesso on-line;

- Conceder autonomia ao usuário para que ele mesmo obtenha os relatórios que necessita; e

- Separar, em ambientes computacionais distintos, os sistemas transacionais para captação de dados dos sistemas analíticos.

Em linguagem figurativa, a finalidade do Data Warehousing é montar um supermercado virtual de matéria prima informacional, visando abastecer a comunidade de gerentes de uma organização, que são os consumidores de informação. Tendo a matéria prima disponível, o consumidor prepara produtos informacionais de acordo com a sua necessidade do momento, com o uso das ferramentas amigáveis chamadas ferramentas OLAP, que permitem selecionar dados, cruzar os dados e detalhar a informação através de sucessivos refinamentos.
DW aplica-se a todas as situações em que se necessite lidar com informações provenientes de várias origens. É o arcabouço tecnológico adequado ao processamento analítico, permitindo a pesquisa on-line numa grande massa de dados para obter informação contextualizada no tempo, no espaço geográfico e em outras dimensões do negócio. O DW é um ponto de concentração e de difusão de informações, com dois fluxos de informação bem definidos. No fluxo convergente, informações de diversas fontes são transformadas e concentradas no computador servidor de DW; no fluxo divergente, diversos consumidores utilizam ferramentas de OLAP para obter as informações desejadas (TARAPANOFF, 2001).

TARAPANOFF, Kira. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UNB, 2001.