memex Assuntos Login  

 
 
    parte    exata   frase Assuntos



     
Título: Um estudo de caso exploratório aplicando os métodos e as técnicas da inteligência organizacional e competitiva na rede mundial varejista Wal-Mart
Autor: Pereira, Antonio José Patrocínio; Guimarães, Paulo César (citação de Taparanoff)
Tipo: Citação
Assunto: Benchmarking


Descrição: Disponível em: http://www.simonsen.br/rds/contabeis/artigo3.php. Citação de: TARAPANOFF, Kira. Inteligência organizacional e competitiva .Brasília: UNB, 2001.

Texto
O benchmarking também pode ser considerado uma técnica instrumental da inteligência competitiva. O termo técnico, com origem na língua inglesa, foi legado pela agrimensura com o significado de ponto de referência. Migrando para o âmbito empresarial nos anos 70, o benchmarking passou a designar um processo de medir produtos e serviços em relação àqueles das companhias reconhecidas como líderes do ramo. Esse conceito evoluiu nos anos 80 e Bogan e English (1996, p.5) definem o benchmarking como "a procura contínua dos melhores métodos que produzam um maior desempenho, quando adaptados e implementados na própria organização". Explicam os autores que no benchmarking deve ser destacado seu aspecto de atividade de expansão contínua, com o objetivo de identificar os melhores métodos operacionais que, quando implementados,produzirão um desempenho superior. Segundo Bogan e English (1996, p.17), um resumo das principais vantagens da utilização do benchmarking inclui as seguintes:

- Melhora a qualidade organizacional;
- Reduz o custo operacional;
- Expõe as pessoas a novas idéias;
- Facilita o processo de mudança;
- Cria uma cultura aberta a novas idéias;
- Testa o rigor das metas operacionais internas;
- Amplia a perspectiva operacional da organização; e
- Cria uma visão externa para a empresa.

O emprego da técnica do benchmarking dá-se no mesmo contexto da análise da concorrência, cujo sistema de inteligência competitiva é um dos elementos-chave para a criação de um fluxo constante de informações, possibilitando a tomada de decisão correta no monitoramento sistemático da concorrência. São apontados como fatores críticos de sucesso do benchmarking dentro do sistema de inteligência competitiva a infra-estrutura tecnológica, o conhecimento individual e o trabalho em equipe (TARAPANOFF, 2001).

Citação de: TARAPANOFF, Kira. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UNB, 2001.