Título:
Colaboração e interação na Web 2.0 e biblioteca 2.0
Autor:
blattmann, ursula; silva, fabiano, couto corrêa da
Tipo:
Citação
Assunto:
Biblioteca 2.0
Descrição:
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.12, n.2. (p.195)
Texto
O termo Biblioteca 2.0 (Library 2.0) foi concebido por Michael Casey em seu blog LibrayCrunch (http://www.librarycrunch.com/ (MILLER, 2005; 2006; MANESS, 2006).
Maness (2006) define a Biblioteca 2.0 como uma aplicação das tecnologias baseadas na web para interatividade, centrada no usuário, na colaboração e na multimídia para os serviços e coleções ofertados da biblioteca via web e sugere que essa definição seja adotada pela comunidade de bibliotecários. Aponta as tecnologias síncronas da Web 2.0 como as de mensagens instantâneas, blogs, wikis, redes social (MySpace -http://www.myspace.com/ , FaceBook - http://www.facebook.com/, Del.icio.us - http://del.icio.us/, Frappr - http://www.frappr.com/, and Flickr- http://www.flickr.com/ , Indexação (tagging), leitoras de agregadores deconteúdos - conhecidos como RSS (feeds), e mashups (aplicação da webque combina dados de diferentes recursos em uma única ferramenta; entre as mais comuns está o uso do Google Maps e de RSS ) no sentido de as bibliotecas proporcionarem acesso a suas coleções e dar suporte aos usuáriopara facilitar o respectivo acesso. Conclui que a Biblioteca 2.0 não está voltada para busca e sim para localizar, não no acesso e sim em compartilhar informação.
Davis ( 2005) menciona que a Web 2.0 é uma atitude e não uma tecnologia, e sintetiza: a Web 1.0 direcionava pessoas para a informação e a Web 2.0 intenciona levar a informação para as pessoas.
|