Título:
Introdução ao uso dos protocolos SRU/SRW: ferramentas para a catalogação cooperativa
Autor:
Walter Moreira; Thiago Ribeiro
Tipo:
Citação
Assunto:
SRU/SRW (protocolo)
Descrição:
Perspect. ciênc. inf. vol.13 no.3 Belo Horizonte Sept./Dec. 2008
Texto
O projeto de reestruturação do protocolo Z39.50 foi inicialmente denominado pelo acrônimo ZIG/ZING (Z39.50 next generation), posteriormente modificado para SRU. Na esteira do Z39.50, utilizado mais especificamente pelas bibliotecas chamadas tradicionais, surgiram os protocolos desenhados para aplicações digitais, o SRU e, posteriormente, o SRW, ambos desenvolvidos pela Library of Congress, nos Estados Unidos. Os protocolos SRU/SRW trouxeram as facilidades do Z39.50 para o contexto da internet, em ambientes de URL e de serviços web.
A introdução do SRU mudou amplamente o cenário; a própria abrangência da nova proposta torna-se sua aliada mais eficaz para a realização do que propõe. Por tratar-se de um protocolo padrão mensurado através do protocolo HTTP, protocolo para a navegabilidade de sites na internet, pode ser utilizado largamente pelos desenvolvedores de software.
Com o SRU, um leque muito grande de possibilidades se abre quanto à harmonização na catalogação de dados. Isto é possível porque o protocolo SRU recupera registros no formato MARC, utilizado para catalogar registros de bibliotecas, e Dublin Core, utilizado para catalogar arquivos digitais, os quais estão entre os principais formatos utilizados na catalogação de informações documentárias.
|