Título:
Introdução ao uso dos protocolos SRU/SRW: ferramentas para a catalogação cooperativa
Autor:
Walter Moreira; Thiago Ribeiro
Tipo:
Citação
Assunto:
SRU/SRW (protocolo)
Descrição:
Perspect. ciênc. inf. vol.13 no.3 Belo Horizonte Sept./Dec. 2008
Texto
SRW
Com os mesmos propósitos do SRU, foi desenvolvido o SRW, sendo que este se diferencia daquele pelo uso de um serviço pré-estabelecido, o Simple Object Access Protocol (SOAP), e não de um URL.
O SOAP presta-se à encapsular e transportar as chamadas de procedimento remoto (Remote Procedure Calls, ou RPCs), criando mensagens estruturadas no formato XML para a troca de informação em ambientes remotos. Definido de modo mais simples, pode-se compreendê-lo como um protocolo para acessar um serviço web e trazer interatividade para a aplicação (W3C, 2007).
O uso do SOAP tem como vantagem a sua independência em relação às linguagens de programação, sua simplicidade e o fato de ser extensível, o que permite sua utilização em qualquer aplicação. Pode-se citar ainda como vantagem o fato do SOAP poder realizar suas chamadas sobre o protocolo HTTP e ser estruturado em XML, ou seja, duas tecnologias instituídas como padrão e usadas em larga escala.
Conectando-se através do protocolo http, diminui-se a possibilidade de que qualquer firewall que esteja entre o servidor e o cliente possa vir a bloquear estas chamadas. Muitas aplicações fazem RPCs através de portas específicas, ou pré-determinadas pela própria aplicação, mas, se estas portas não estiverem liberadas no firewall, a aplicação não logrará sucesso em sua execução
|