Título:
Marketing da informação eletrônica
Autor:
AMARAL, Sueli Angélica do
Tipo:
Citação
Assunto:
Base de dados
Descrição:
Ciência da Informação, v.23, n.2. 1994. (p.226)
Texto
As bases de dados são ferramentas de enorme pontencial, cujas vantagens são diversas. Crane & Pilachowski defendem que, nas buscas automatizadas, a questão pode ser mais elaborada e cuidadosamente descrita, melhor do que na busca manual. Isto sem contar com a indiscutível rapidez com que é possível acessar um número enorme de arquivos e registros. A comparação dos dados pode ser mais complexa e multiconceitual, permitindo as mais diversas combinações de assuntos. Se o resultado não for satisfatório, é possível mudar rapidamente a estratégia de busca...
(...) Lopes acrescenta a vantagem do aumento da recuperação, ao considerar que é maior o número de pontos de acesso do que os disponíveis nas públicações impressas e a exigência de maior flexibilidade em criar combinações lógicas, além da possibilidade de expandir, especificar ou modificar totalmente a estratégia... facilidade na exaustividade da cobertura de diferentes fontes de informação, que suplanta a capacidade orçamentária da aquisição de múltiplas públicações...
|