Título:
Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância
Autor:
GONZALEZ, Marco; POHLMANN FILHO, Omer; BORGES, Karen Selbach
Tipo:
Citação
Assunto:
Biblioteca digital
Descrição:
Ciência da Informação, v.30, n.2. maio/ago. 2001. (p.101-111 (102-103))
Texto
Transcendendo os conceitos tradicionais, as bibliotecas estão deixando de ser um tranqüilo depósito de livros para se tornarem o ponto focal de pesquisa variada, acessada a qualquer hora por usuários de vários lugares do mundos 5. De acordo com Cunha 11, as bibliotecas tradicionais estão em um momento de transição: a organização totalmente : dependente do material impresso está passando para outro contexto, onde tudo, ou quase tudo, será armazenado sob o formato digital- são as bibliotecas digitais. A seguir, são citados alguns conceitos e classificações de bibliotecas utilizados:
.Bibliotecas Polimídias: são similares às tradicionais, porém, convivendo com livros, estão vídeos, fitas, CD- ROMs, microfilmes etc.12;
.Bibliotecas Eletrônicas: pressupõem a existência de um acervo físico e utilizam recursos computacionais de uma forma ampla para armazenamento e recuperação de registros, construção e disponibilização de índices eletrônicos, busca e recuperação de textos completos em outras bibliotecas digitais 12;
.Bibliotecas Digitais: diferem das demais porque suas informações existem somente de forma digital (em disquetes, winchester, CDs etc.), não contendo livros na forma convencional. Dispõem de todos os recursos de uma biblioteca eletrônica, oferecendo pesquisa e visualização dos documentos (full text, vídeo etc.), tanto local como remotamente por meio de redes de computadores 13;
.Biblioteca Virtual: este termo remete a dois conceitos principais. Um, segundo Marchiori 13, está ligado ao conceito de realidade virtual e, portanto, utiliza recursos de software que simulam um ambiente de biblioteca na tela do computador, criando imagens em três dimensões que possibilitam entrar e circular pelas prateleiras de uma biblioteca virtual, acessar e ler livros, possuindo, assim, a característica de imersão. Por outro lado, Cianconi* conceitua biblioteca virtual como uma relação de sites organizados segundo um critério temático, como se fosse um catálogo, não estando vinculada a nenhuma biblioteca do mundo real.
Cabe aqui salientar que essa última autora relaciona biblioteca digital com biblioteca virtual no sentido de que a primeira deve prever a organização de uma biblioteca virtual. Ainda, segundo a mesma, a diferença entre biblioteca digital e biblioteca virtual é que a primeira sempre está vinculada a uma instituição, e seus links de hipertexto apontam para acervos existentes. No contexto do projeto Campus Global, trabalha-se com o conceito de biblioteca virtual segundo Cianconi.
------------------------- Nota de rodapé: * CIANCONI, R. Literatura (e Conceitos). Mensagem disponível da Internet via lista de discussão bib_virtual@buriti.ibict, .ago. 1997.
----------------------------------------------------- Referências bibliográficas citadas:
5. LEVACOV, Marília. Bibliotecas virtuais (r)evolução? Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p.125-135, maio/ago. 1997.
11. CUNHA, M. B. Desafios na construção de uma biblioteca digital. Brasília: Ciência da Informação, Brasília, v.28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999.
12. BARKER, R. Eletronic libraries: visions of the future. Eletronic Ubrary , v. 44, n. 4, p. 221, ago. 1994.
13. MARCHIORI, P. Z. "Ciberteca" ou biblioteca virtual: uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n.2, p.115-124, maio/ago. 1997.
|