Título:
Ferramentas de busca na Web
Autor:
CENDÓN, Beatriz Valadares
Tipo:
Citação
Assunto:
Search engines (motores de busca)
Descrição:
Ciência da Informação, v.30, n.1. jan./abr. 2001. (p.39-49 (46-47))
Texto
MOTORES DE BUSCA OU DIRETÓRIOS?
Conforme visto, existem diferenças essenciais entre motores de busca e diretórios, o que faz com que existam vantagens e desvantagens associadas ao uso de cada um dos tipos de ferramentas. Os diretórios têm bases de dados menores, mas que contêm informações mais relevantes... Diretórios são também mais apropriados para buscas por tópicos que sejam de interesse para um grande número de pessoas, pois é alta a probabilidade que sejam parte da árvore hierárquica; ou tópicos muito amplos os quais retornariam um número muito elevado de respostas em um motor de busca. Já os motores de busca permitem a localização de qualquer tipo de informação, por mais obscura ou específica, desde que exista na Internet e esteja indexada. Mas como a sua base de dados é muito grande, constituída de milhões de páginas, a chance de se recuperar um grande número de resultados não relacionados com os tópicos pesquisados é também maior. Ou seja, obtém-se menor precisão nos resultados da busca. Por outro lado, paradoxalmente, apesar de terem maiores bases de dados, as aranhas dos motores de busca podem não indexar alguns tipos páginas que poderiam ser incluídas nos diretórios (como, por exemplo, as informações que fazem parte da Web invisível).
Os motores de busca procuram compensar o excesso de itens recuperados com seus mecanismos internos de ordenação por relevância, mostrando em primeiro lugar os que, de acordo com seus critérios, deveriam ser os mais importantes... As descrições dos motores de busca, por serem elaboradas automaticamente, podem não conter informações adequadas para facilitar a decisão do usuário. Os robôs não podem, por exemplo, identificar o tema central ou gênero literário de um documento e podem não detectar elementos importantes das páginas como gráficos ou imagens, assim como não podem extrair de um documento dados como o seu autor e sua afiliação institucional ou mesmo a data de publicação.
Deve-se ter em mente, também, que, ao se pesquisar em um diretório, a consulta é feita apenas no título, categoria e uma breve descrição dos documentos. Já os motores de busca, em sua maioria, proporcionam uma pesquisa no texto integral dos documentos. Ou seja, o termo de busca poderá ser encontrado onde quer que seja que ele apareça no documento.
Outra diferença importante entre os motores de busca e diretórios é a rapidez com que a informação é incluída. Como nos diretórios, a inclusão de uma informação exige o trabalho humano de avaliação e seleção de recursos, uma página submetida a eles pode demorar pelo menos um mês para ser incluída. No caso dos motores de busca, que usam indexação automática, este tempo costuma ser mais rápido, e suas bases de dados contêm informações mais recentes.
Deve-se observar que, hoje em dia, a distinção entre motores de busca e diretórios já não é tão nítida e que a maioria deles pode ser considerada ferramenta híbrida.Os diretórios permitem buscas por palavras-chave em suas categorias, e os motores de busca, por sua vez, têm incluído diretórios em suas páginas principais...
(...)
METAMOTORES
Para se obterem resultados melhores em uma pesquisa de informação na Web, é recomendável que se utilizem várias ferramentas, já que, segundo alguns estudos, há pouca superposição na informação recuperada por motores diferentes. Para facilitar este processo, foram criados os metamotores (também chamados de multibuscadores), que permitem a execução de uma mesma busca em mais de uma ferramenta (motores ou diretórios), ao mesmo tempo exibindo todos os resultados encontrados em uma só lista.
|