memex assuntos avançada login  

 
     
  parte    exata   frase Assuntos


<< Dublin Core 3 resultados   /   Página 1 de 1
Informação para internet: uso de metadados e o padrão Dublin Core para catalogação de recursos eletrônicos na embrapa
Dublin Core é um padrão internacional para descrição de recursos de informação, considerado parte importante da infra-estrutura da Internet. Foi desenvolvido, a partir de 1994, por um grupo de bibliotecários e especialistas de conteúdo, encabeçado por Stuart Weibel, pesquisador da OCLC (Online Computer Library Center). É chamado "Dublin Core" por ter se originado em um workshop na cidadede Dublin, Ohio, Estados Unidos. Todas as ações e esforços são liderados pelo "Dublin Core Metadata Initiative" que é o responsável pelo desenvolvimento, padronização e promoção do conjunto de elementos metadados Dublin Core. Embora o Dublin possa ser usado para descrever materiais em formatos tradicionais, o seu impulso maior tem sido para descrever recursos eletrônicos disponíveis na Internet. Consiste de um conjunto de15 (quinze) elementos de metadados, equivalentes a uma ficha catalográfica, os quais podem ser considerados como o mais baixo denominador comum para descrição de recursos de informação (Weibel,1997). Citação
 
Metadados para a descrição de recursos de informação eletrônica: utilização do padrão Dublin Core
Dublin Core pode ser definido como sendo o conjunto de elementos de metadados planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos. Metadado significa dado sobre o dado. É a catalogação do dado ou descrição do recurso eletrônico. A expectativa é que autores ou websiters sem conhecimento de catalogação sejam capazes de usar o Dublin Core para descrição de recursos eletrônicos, tornando suas coleções mais visíveis pelos engenhos de busca e sistemas de recuperação. Na maioria dos casos, o conjunto de descritores do Dublin Core é embutido no próprio documento descrito (HTML, XML - Extensible Markup Language e outros), ou, dependendo do recurso, a meta-informação encontra-se separada do recurso catalogado.

O conjunto de metadados descrito pelo DC é composto de 15 elementos, os quais poderiam ser descritos como o mais baixo denominador comum para descrição de recurso (equivalente a uma ficha catalográfica). Entretanto, o Dublin Core não tem a intenção de substituir modelos mais ricos como o código AACR2/MARC, mas apenas fornecer um conjunto básico de elementos de descrição que podem ser usados por catalogadores ou não-catalogadores para simples descrição de recursos de informação (Weibel, 1997).

As principais características do padrão DC são a simplicidade na descrição dos recursos, entendimento semântico universal (dos elementos), escopo internacional e extensibilidade (o que permite sua adaptação às necessidades adicionais de descrição).

------------------------------------------------
Referência bibliográfica citada:

11. WEIBEL, S. The Dublin core: a simple content description model for electronic resources. Bulletin of the American Society for Information Science, p.9-11, Oct./Nov. 1997.
(continua...) Citação
 
Metadados: catalogando dados na Internet
O Dublin Core é um projeto destinado a organizar essas informações bem como estabelecer padrões de catalogação e classificação desta informação no meio eletrônico. Citação