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Jules Henri Fayol |
Jules Henri Fayol
Henri Fayol (1841-1925)Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 - Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral (título original: Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination contrôle). Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômico-financeira da companhia. Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Só foi traduzida para o inglês em 1949. Estabeleceu 14 princípios básicos de organização, admitindo flexibilidade na ausência e limitação de alguns: 1. Divisâo do Trabalho – dividir em operação mais simples (especialização); 2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer. Estatutária ( normas legais) e Pessoal (projeção das qualidades do chefe). Responsabilidade resumindo na obrigação de prestar contas; 3. Disciplina: respeito às regras estabelecida; 4. Unidade de Comando: cada agente, para cada ação só deve receber ordens de um único chefe/gerente; 5. Unidade de Direção: um só objetivo/programa de ação (concentração dos esforços); 6. Subordinação: prevalência dos interesses gerais da organização; 7. Remuneração do pessoal: justa, evitando-se a exploração; 8. Centralização: um único núcleo de comando centralizado, atuando de forma similar ao cérebro, que comanda o organismo. Considera que centralizar é aumentar a importância da carga de trabalho do chefe e que descentralizar é distribuir de forma mais homogênea as atribuições e tarefas; 9. Hierarquia: cadeia de comando (cadeia escalar). Também recomendava uma comunicação horizontal (embrião do mecanismo de coordenação); 10. Ordem: cada coisa/pessoa no seu lugar, estabelecido previamente (racionalização do trabalho). Ordem REAL (funcional) x Ordem APARENTE (simetria, aprarência); 11. Eqüidade: tratamento justo e igualitário aos empregados (boa vontade). 12. Estabilidade do Pessoal: segurança no emprego, as organizações devem buscar reter seus funcionários, evitando o prejuízo/custos decorrente de novos processos de seleção, treinamento e adaptações; 13. Iniciativa: estimular em seus liderados a inciativa para solução dos problemas que se apresentem. "o chefe deve saber sacrificar algumas vezes o seu amor próprio, para dar satisfações desta natureza a seus subordinados" (Fayol); 14. Espírito de Equipe (União): cultiva o espírito de corpo, a harmonia e o entendimento entre os membros de uma organização. Consciência da identidade de objetivos e esforços. Destinos interligados. Seus princípios seguiam dois critérios principais: A administração é o processo de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. A administração é função distinta das demais (finanças, produção e distribuição) Funções do Administrador POCCC Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar Posteriormente, as funções de Comando e Coordenação foram reun (continua...) Citação |