"Qualidade é uma propriedade, atributo ou condição das pessoas, capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza; numa escala de valores, a qualidade é uma propriedade, atributo ou condição que permite avaliar e, consequentemente, aprovar, aceitar ou recusar qualquer coisa." (FERREIRA) Qualidade significa ir de encontro as necessidades do cliente" (CROSBY) "Qualidade é adequação ao uso." (JURAN) "Qualidade é aquilo que o cliente percebe quando sente que o produto ou serviço vai de encontro as suas necessidades e corresponde as suas expectativas." (TOWSEND) "Qualidade é a capacidade de satisfazer as necessidades, tanto na hora da compra quanto durante a utilização, ao menor custo possível, minimizando as perdas, e melhor do que os nossos concorrentes." (TEBOUL) "Qualidade consiste em minimizar as perdas causadas pelo produto não apenas ao cliente, mas a sociedade, a longo prazo." (TAGUCHI) "Qualidade indica o valor relativo de produtos e serviços, a eficiência e a eficácia de processos para gerar produtos e suprir serviços. Do ponto de vista prático, qualidade é uma arma estratégica e competitiva." (SMITH) "Qualidade é a totalidade das propriedades e características de um produto ou serviço que lhe conferem habilidade para satisfazer necessidades explícitas do cliente." (Norma ISO 8402 - Vocabulário da Qualidade)
Citação
|