memex assuntos avançada login |
<< Taxonomia | 3 resultados / Página 1 de 1 |
Proposta para o desenvolvimento de taxonomias em portais corporativos |
(...) Dessa maneira, enquanto os portais corporativos exercem a função de armazenamento e difusão da informação produzida pelas empresas, a taxonomia atua como instrumento mediador entre aquele que registra o conhecimento em forma de informação e o que busca e recebe a informação procurada. Nesse sentido, pode-se dizer que a taxonomia corporativa é um índice dos vários documentos dispersos na empresa, e contribui na obtenção de altos níveis de relevância no processo de recuperação. Assim, ela está estreitamente ligada às teorias e métodos elaborados pelas áreas de Classificação, Indexação, Linguística e Documentação, nos quais deve apoiar-se. (p.3)
Citação
|
Proposta para o desenvolvimento de taxonomias em portais corporativos |
A taxonomia, vista como um sistema de classificação, é definida por Langridge (987, p. 25) como "um mapa completo de qualquer área do conhecimento, mostrando todos os seus conceitos e suas relações [...]", sendo um objeto de estudo antigo da Documentação. Porém, no contexto dos ambientes organizacionais, sua aplicação é relativamente recente. Nesse meio, ela surge como uma forma de melhorar a organização da informação em portais corporativos, possibilitando o tratamento adequado dos documentos, com o objetivo de recuperá-los.
Apesar de se respaldar em algumas etapas de desenvolvimento de tesauros, entendemos a taxonomia como um modelo diferenciado, que tem como proposição classificar e ordenar as informações em áreas específicas do conhecimento, como apoio à gestão, tanto da informação quanto do conhecimento. Para Martinez et al. (2004, p. 106), "a taxonomia, em um sentido amplo, é a criação da estrutura (ordem) e dos rótulos (nomes) que ajudam a localizar a informação relevante. Em um sentido mais específico, é o ordenamento e rotulação de metadados, que permite organizar sistematicamente a informação primária". Além disso, a sua aplicação é indicada na construção de portais, tendo como característica o uso dos recursos inerentes a esse ambiente. (p.2) Citação |
Taxonomia |
Taxonomia (do Grego verbo tasse?? ou tassein = "para classificar" e ??µ?? ou nomos = lei, ciência, administrar, cf "economia"), foi uma vez, a ciência de classificar organismos vivos (alpha taxonomy), mas mais tarde a palavra foi aplicada em um sentido mais abragente, podendo aplicar-se a uma das duas, classificação de coisas ou aos princípios subjacentes da classificação. Quase tudo - objetos animados, inanimados, lugares e eventos - pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico.
Alguns afirmam que a mente humana organiza naturalmente seu conhecimento do mundo em tais sistemas. Esta visão é baseada frequentemente na epistemologia de Immanuel Kant. Antropologistas têm observado que as taxonomias são inerentes à cultura local e aos sistemas sociais, servindo a várias funções sociais. Talvez o estudo mais bem conhecido e mais influente de taxonomias populares seja o The Elementary Forms of Religious Life de Emile Durkheim . As teorias de Kant e Durkheim influenciaram também Claude Lévi-Strauss, o fundador do estruturalismo antropológico. Levi-Strauss escreveu dois livros importantes em taxonomias: Totemism e The Savage Mind. Taxonomias como as analisadas por Durkheim e por Levi-Strauss são chamadas às vezes de taxonomias populares para distinguí-las das taxonomias científicas, que sustentam a dissociação das relações sociais e assim chegar ao objetivo e ao universal. A mais famosa e mais extensamente utilizada taxonomia científica é a taxonomia de Lineu, que classifica as coisas vivas e foi criada por Carl von Lineu. Este sistema taxonómico pode ser encontrado no artigo árvore evolucionária. Nos anos recentes, a classificação taxonómica ganhou apoio da biologia computacional / bioinformática, empregando o método das árvores filogenéticas (continua...) Citação |