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Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento
A WEBOMETRIA

As análises quantitativas, com os avanços tecnológicos, vêem-se facilitadas e ao mesmo tempo encontram novos e estimulantes campos de atuação. É o caso dos estudos que estão sendo desenvolvidos atualmente sobre o conteúdo e a estrutura das home-pages na Web. De acordo com Almind & Ingwersen30, está nascendo uma nova área de interesse dentro da informetria: a webometrics.

A webometrics ou webometria consiste, conforme a definição esboçada por estes últimos autores, na aplicação de métodos informétricos à World Wide Web. Nesta mesma linha, Cronin & McKim31 têm destacado que a Web está se tornando, cada vez mais, um importante meio de comunicação para a ciência e a academia, pelo qual é lógico que os estudos quantitativos se estendam também a este ambiente.

Além do termo webometrics, cuja autoria pode-se adjudicar a Almind e Ingwersen, também se encontra na literatura a expressão cybermetrics, que, como destaca Smith32, corresponde ao nome da revista apresentada oficialmente durante a VI Conferência Internacional de Cienciometria e Informetria, em Jerusalém, no ano de 1997. Esta revista, acessível somente em formato eletrônico (http://www.cindoc.csic.es/cybermetrics), tem como proposta disponibilizar a todos os pesquisadores do mundo análises e medições da comunicação no âmbito científico e, em especial, as medições do fluxo da informação na WWW.

Esta nova área de estudos tem sido também chamada de internetometrics por Quonian & Rostaing33, pesquisadores do Centre Scientifique St. Jerôme de Marseille (CRRM), na França. Entretanto, por uma questão prática e de padronização, optar-se-á, neste artigo, pelo termo webometria (webometrics), aquele que, dos citados, adquiriu maior difusão na crescente literatura internacional produzida sobre o tema.

Entre as medições que podem ser realizadas no campo da webometria, encontra-se, por exemplo, aquela que diz respeito à freqüência de distribuição das páginas no cyberespaço. Esta medição aponta para o estudo ou análise comparativa da presença dos diversos países na rede, das proporções de páginas pessoais, comerciais e institucionais. Como destacam Almind & Ingwersen30, há classificações importantes que podem ser estabelecidas a partir do tipo de páginas, as quais permitem medir o peso dos setores público e privado na rede - tarefa que se vê facilitada quando os nomes do domínio são ´.edu´ e ´.com´.

Segundo estes mesmos autores, ainda podem ser realizadas classificações mais exaustivas. Classificações que compreendam categorias tais como home pages pessoais, home pages institucionais ou organizacionais, home pages ad hoc ou sobre uma matéria definida, páginas que apontam documentos ou páginas-índice - aquelas cuja principal função é tornar disponível uma série de hyperlinks - e, por último, as páginas-recurso - aquelas que disponibilizam dados em forma de texto, som ou imagem.


(continua...) Citação