memex assuntos avançada login |
<< MicroIsis, CDS-ISIS - software | 7 resultados / Página 1 de 1 |
Microisis : das origens a consolidação numa realidade de informação em mudança |
O CDS-ISIS é um programa aberto, não acabado; seu manuseio exige tempo e empenho a fim de evitar a recorrente subutilização de seus recursos. Alem disso, para ampliar seus recursos, inúmeros aplicativos tem sido desenvolvidos.(...) A entrada de dados requer uma rotina de verificação e correção sujeita a erros que aumentam o custo do processo como um todo. O fato do Microisis não permitir o uso simultâneo de mais de uma base de dados acarreta, por exemplo uma dificuldade na alimentação automática de dados normalizados. Vários aplicativos tem sido criados com o objetivo de minimizar este problema.
Citação
|
Microisis : das origens a consolidação numa realidade de informação em mudança |
O modulo de circulação do sistema AUMIP (automação com Microisis, fase preliminar) , desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe) registra números de matricula dos leitores e números de registro de livros; as reservas são digitadas na mesma base de dados, porem visualizadas em telas próprias. Livros não devolvidos dentro do prazo podem ser identificados através do sistema de pesquisa do Microisis; cartas de cobrança são impressas conforme as necessidades da biblioteca. O sistema também gera listas de leitores, informando quem tem débitos que impossibilite o empréstimo. Trata-se de um sistema simples sem verificação automatizada na entrada de dados que pode ser utilizada desde a versão 3.0 do Microisis (McCARTHY, 1994)
Citação
|
Microisis : das origens a consolidação numa realidade de informação em mudança |
O Microisis é um sistema genérico de armazenamento e recuperação de informação, operado por menus, e projetado para o gerenciamento computadorizado de base de dados não numéricos, isto é , bases de dados cujo principal conteúdo seja texto. Uma das vantagens oferecidas é sua capacidade de manipular um numero ilimitado de bases de dados, que podem conter elementos completamente distintos... (UNESCO, 1991) .Principais recursos: definição de bases de dados; inclusão, modificação e eliminação de registros; recuperação de registros na seqüência desejada, através da linguagem de busca; mostra em tela registros (inteiros ou em parte) de acordo com um formato desejado; geração de produtos impressos como índices de catálogos; intercâmbio (exportação/importação) de dados entre bases de dados Microsis e/ou entre outros sistemas por meio da norma para intercâmbio de dados ISO 2709.A estrutura de uma base dados gerada em Microisis é composta de arquivos logicamente relacionados, mas fisicamente distintos. é o caso dos 4 arquivos que compõem o modulo de definição dos parâmetros para a criação de bases de dados. tabela de definição (FDT) : onde são definidos os campos e suas respectivas características; planilha para entrada de dados (FMT) : desenho (mascara onde são inseridas as informações para a criação e/ou atualização dos registros; tabela de selarão de campos (FST) : define os campos considerados recuperáveis através do arquivo invertido: formato de sadia ou de visualização (PFT) ; define os requisitos de formato para visualização impressão/tela. (continua...)
Citação
|
Microisis : das origens a consolidação numa realidade de informação em mudança |
Os sistemas de informações textuais são considerados software destinados a criação, manutenção e utilização de bases de dados formadas de textos. A fim de poderem suportar a recuperação rápida de bases de dados textuais, esses sistemas caracterizam-se pela capacidade de manipulação de dados de tamanho variável, pelos índices baseados em arquivos invertidos e por recursos de recuperação bastante aperfeiçoados. Vantagens importantes desses sistemas são: preço, suporte, recursos de entrada de dados, recursos de sadia de dados em tela ou impressos, recursos de recuperação da informação e facilidades com que esses sistemas podem ser integrados com outros software (ROWLEY, 1994 p.202) . Os sistemas de gerenciamento de informações textuais são formados de bases de dados seqüenciais.
Citação
|
Do caos documentário a gerencia da informação |
Desenvolvido e distribuído pela UNESCO através de centros credenciados nos diversos países, esse aplicativo é atualmente utilizado por mais de 10 mil centros de documentação de entidades públicas e privadas do mundo inteiro. Permite a estruturação de bases de dados textuais e referencias e a busca e recuperacao da informação mediante o uso de operadores booleanos. O formato dos registros não é diretamente intercambiável com os outros sistemas, mas através de um programa incluído no aplicativo o Microisis permite a formatação dos registros no formato ISO 2709 e através desse formato, e das eventuais reformatações necessárias, pode-se assegurar o intercâmbio entre sistemas.
(BAPTISTA, Dulce Maria. Do caos documentário a gerencia da informação. Ciência da Informação, v.23, n.2, p.244, 1994) Citação |
Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação |
Microisis: CDS/ISIS é um programa de gestão de bases de dados documentais para microcomputadores IBM-PC e compatíveis, desenvolvida pela UNESCO.
(GUINCHAT. Intr. geral as ciências e técnicas da informação e documentação. 1994. p.242) , com descrição Citação |
Informe apresentado no I EPIPES |
Microisis - software : O software CDS/ISIS, "Computerized Documentation System / Integrated Set of System", foi desenvolvido pela "Division of Software Development and Services" da Unesco e distribuído no Brasil pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia. é um sistema que gerencia um numero ilimitado de bases de dados documentais, armazena e recupera informações de acordo com as necessidades dos usuários. As informações contidas no MicroIsis podem ser estruturadas de forma a permitir uma pesquisa de cada elemento de campo ou subcampo. Entre as vantagens do MicroIsis, destaca-se a intercâmbio de dados (exportação e importação) com outros sistemas por meio da norma ISO 2709.
(SPISIS. Informe apresentado no I EPIPES. 1996) Citação |