memex assuntos avançada login  

 
     
  parte    exata   frase Assuntos


<< Memex, projeto 6 resultados   /   Página 1 de 1
A report on the need for library based gopher
MEMEX é um dispositivo no qual o indivíduo armazena seus livros, registros e comunicações, o qual e mecanizado, podendo ser consultado com extrema velocidade e flexibilidade. é um suplemento ampliado e próximo de sua memoria.

SILVA. Marcos. A report on the need for library based gopher. MacGill University Libraries. July 1993. Citação
 
Hipertexto: visão geral de uma nova tecnologia de informação
Em 1945, (Vannevar Bush) , em um célebre artigo intitulado As we may think, previu com incrível precisão um sistema muito parecido com o que hoje chamamos de hipertexto. Bush imaginou um sistema, baseado na capacidade de associação e denominado (Memex), descrevendo-o como: "dispositivo no qual um indivíduo armazena todos os seus livros, registros e comunicações, e são armazenados de maneira que podem ser consultados com extrema velocidade e flexibilidade. Ele é um complemento de sua memória.(...) quando em numerosos itens estiverem ligados formando uma trilha podem ser revistos rápida ou lentamente através de uma alavanca como a usada para passar as páginas. É exatamente como se os itens físicos fossem reunidos a partir de fontes separadas e encadernados para formar um novo livro. É mais que isso, pois cada item pode ser ligado a numerosas trilhas...O caminho seguido pela tecnologia de informática separou-se cada vez mais do Memex, a medida que a arquitetura baseada nos postulados de Von Neuman obrigava a informação a organizar-se de forma seqüencial... Citação
 
Bibliotecas virtuais: realidade, possibilidade ou alvo de sonho
Otlet, entretanto, não foi o único a ter idéias extravagantes para seu tempo. Vannevar Bush, idealizador do memex e precursor da idéia de hipertexto, é outro desses visionários e empreendedores que a história registra de tempos em tempos. Dr. Bush é o primeiro na "hagiografia" do acesso à informação. Em sua homenagem, o instituto de pesquisa da California State University, chamado Memex Research Institute (MemRI), entre outros projetos, desenvolve um modelo de biblioteca virtual 18 . Seu famoso artigo As we may think 19 se tornou referência obrigatória, por seu entendimento da apropriação dos avanços tecnológicos no processo de acesso e recuperação da informação, mediante concepção do dispositivo memex.

"Memex é um dispositivo no qual o indivíduo armazena seus livros, registros e comunicações, o qual é mecanizado, podendo ser consultado com extrema velocidade e flexibilidade. É um suplemento ampliado e próximo de sua memória" 20 .

O reconhecimento de Vannevar Bush, entretanto, não tem sido absoluto. Concebido para uso
individual, o memex representa:

"A antítese do acesso aos recursos informacionais em rede, sendo uma estação de trabalho autocontida e isolada" 21 .

É certo que o memex foi concebido para uso individual. O grande mérito de Vannevar Bush, porém, repousa no questionamento dos sistemas de indexação alfabéticos ou numéricos adotados pelas bibliotecas, completamente em desacordo com o funcionamento da mente humana, que opera por associação. O memex, ao adotar tal princípio, permitiria que o usuá-rio por ele navegasse, como se fosse a extensão de sua própria memória. Este é um objetivo central da pesquisa em realidade virtual, não faltando referências ao idealizador do memex 22 .

-----------------------------------------------------
Referências bibliográficas citadas:

16. OTLET, Paul. Traité de Documentation: le livre sur le livre. Théorie et pratique.Liège, Centre de Lecture Publique de la Communauté Française de Belgique, 1989. 432p.

17. A Classificação Decimal Universal (CDU), concluída em 1907, ampliou a tabela de Dewey (a CDD), tendo contado com o concurso de numerosos sábios, entre eles o general Sébert e Charles Richet. Em 1914, a CDU tinha 33.000 notações na parte sistemática e 38.000 nomes na seção alfabética. ARNTZ, Helmut. opus cit; COELHO, Aníbal opus cit.

18. BUTLER, Brett. Electronic editions of serials: the virtual library model. Serials Review, Spring and Summer, p.102- 106, 1992.

19. BUSH, Vannevar. As we may think. Atlantic Monthly, v.176, n.1, July 1945, p.101-108. Vannevar Bush dirigiu o
Office of Scientific Research and Development, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, tendo sob seu
comando seis mil cientistas empenhados na aplicação da ciência para a guerra. Terminada a guerra, o Dr. Bush
escreve esse artigo para conclamar os cientistas a se envolverem na tarefa de tornar disponível o
conhecimento científico: Se a função de um registro é a de ser útil à ciência, ele deve ser continuadamente
ampliado, deve ser armazenado e acima de tudo consultado. p.102.

20. BUSH, Vannevar op. cit. p. 32.

21. Registro da crítica feita por Michael Buckland, em LYNCH, Clifford; PRESTON, Cecilia M. Internet access to
information resources. ARIST, v.25, p.263 - 1990. p. 264.

22. NEWBY, Gregory B. Virtual reality: tomorrow’s information system, or just another pretty interface? Cópia xerox,
não tendo sido possível l (continua...) Citação
 
As novas tecnologias de informação e a integração das bibliotecas brasileiras
A chamada (biblioteca virtual) foi uma visão futurística feita por (Vannevar Bush) , nos anos 40, quando o mesmo desenvolveu a idéia, denominada (Memex) , que seria um sistema automatizado e teria uma série de características que somente foram alcançadas nos anos 90. Variações sobre o mesmo tema foram feitas por (Ted Nelson) quando desenvolveu o conceito de "(Xanadu) ", Alan Kay com seu Dynabook e, por último, por F. W. Lancaster com a sua (paperless library) . A biblioteca do futuro tem muitas denominações: biblioteca sem paredes, (biblioteca eletrônica) e biblioteca virtual. Termos esses qualificam a sua antiga instituição, a biblioteca, revolucionada em sua forma pela inovação tecnológica operada nos campos da informática, das telecomunicações e da tecnologia da informação. A biblioteca do futuro é sem paredes, por possibilitar o acesso a distância a seus catálogos, sem necessidade de se estar fisicamente nela. É eletrônica, pois seu acervo, catálogos e serviços são desenvolvidos com suporte eletrônico. E é virtual, porque é potencialmente capaz de materialiar-se via ferramentas - Gopher, FTP etc - que a moderna tecnologia da informação e de redes coloca a disposição de seus organizadores e usuários." HENNING apud MURILO. Citação
 
As tecnologias da inteligência
A idéia de (hipertexto) foi enunciada pela primeira vez por (Vannevar Bush) em 1945, em célebre artigo intitulado "As We May Think"... Segundo Bush, a maior parte dos sistemas de indexação e organização de informações em uso na comunidade cientifica são artificiais. Cada item é classificado apenas sob uma única rubrica, e a ordenação é puramente hierárquica (classes, subclasses etc.) ... a mente humana não funciona desta forma, mas sim através de associações. ela pula de uma representação para outra ao longo de uma rede intrincada, desenha trilhas que se bifurcam, tece uma trama infinitamente mais complicada do que os bancos de dados de hoje... Imagina então um dispositivo, denominado (Memex) , para mecanizar a classificação e a seleção por associação paralelamente ao princípio da indexação clássica. Citação
 
O acesso da base Eric via Internet: o usuário diante de duas interfaces distintas
Na década de 1940, Vannevar Bush desenvolveu a idéia de que as modalidades de organização e classificam de informações são extremamente artificiais, contrariando a forma de funcionamento intelectual humano, e portanto limitadores do acesso ao conhecimento. Em função disso propunha um dispositivo que denominou Memex (memory extender) , que permitira a armazenagem e recuperação de documentos de uma forma menos discrepante do funcionamento humano, que afirmava ser predominantemente associativo ao invés de hierárquico, sendo este último o critério utilizado regularmente nos processos de indexação de informações. O Memex foi concebido como um aparelho mecânico, que lidaria com o estado da arte em matéria de armazenamento de informações da época: o microfilme. Citação