memex assuntos avançada login |
<< Benchmarking | 3 resultados / Página 1 de 1 |
Um estudo de caso exploratório aplicando os métodos e as técnicas da inteligência organizacional e competitiva na rede mundial varejista Wal-Mart |
O benchmarking também pode ser considerado uma técnica instrumental da inteligência competitiva. O termo técnico, com origem na língua inglesa, foi legado pela agrimensura com o significado de ponto de referência. Migrando para o âmbito empresarial nos anos 70, o benchmarking passou a designar um processo de medir produtos e serviços em relação àqueles das companhias reconhecidas como líderes do ramo. Esse conceito evoluiu nos anos 80 e Bogan e English (1996, p.5) definem o benchmarking como "a procura contínua dos melhores métodos que produzam um maior desempenho, quando adaptados e implementados na própria organização". Explicam os autores que no benchmarking deve ser destacado seu aspecto de atividade de expansão contínua, com o objetivo de identificar os melhores métodos operacionais que, quando implementados,produzirão um desempenho superior. Segundo Bogan e English (1996, p.17), um resumo das principais vantagens da utilização do benchmarking inclui as seguintes:
- Melhora a qualidade organizacional; - Reduz o custo operacional; - Expõe as pessoas a novas idéias; - Facilita o processo de mudança; - Cria uma cultura aberta a novas idéias; - Testa o rigor das metas operacionais internas; - Amplia a perspectiva operacional da organização; e - Cria uma visão externa para a empresa. O emprego da técnica do benchmarking dá-se no mesmo contexto da análise da concorrência, cujo sistema de inteligência competitiva é um dos elementos-chave para a criação de um fluxo constante de informações, possibilitando a tomada de decisão correta no monitoramento sistemático da concorrência. São apontados como fatores críticos de sucesso do benchmarking dentro do sistema de inteligência competitiva a infra-estrutura tecnológica, o conhecimento individual e o trabalho em equipe (TARAPANOFF, 2001). Citação de: TARAPANOFF, Kira. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UNB, 2001. (continua...) Citação |
Glossário de Biblioteconomia e Ciências afins |
Benchmarking
É um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as líderes mundiais, no sentido de obter informações que possam ajudar a melhorar o seu desempenho (DICIONÁ- RIO, 2000, p.14); Segundo International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking é uma técnica de observação e adaptação das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial. A Rank Xerox é considerada a empresa pioneira na aplicação do benchmarking. Citação |
Pela integração da inteligência competitiva nos Enterprise Information Systems (EIS) |
Uma das formas mais conhecidas de coletar informações sobre o desempenho dos concorrentes é a técnica conhecida como (benchmarking) ... não deve ser confundido com espionagem industrial: trata-se de uma técnica para verificar, de uma forma perfeitamente legal, como outros fazem alguma coisa melhor do que sua organização e como a mesma poderia imitar suas técnicas ou até mesmo otimizá-las e superá-las... A delimitação dos diferentes conceitos é importante e permite afirmar que benchmarking é apenas uma das formas possíveis de praticar (inteligência competitiva) ...
Citação
|