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Habilidades de gerenciamento e de empreendimento na profissão de bibliotecário e cientista da informação
O papel clássico do bibliotecário tem sido sempre o de guiar e aconselhar usuários nas suas buscas por informação. Qualquer que seja o nível das tecnologias disponíveis na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, o trabalho do bibliotecário tem sido mediar provedores, sistemas e usuários da informação. Tradicionalmente, esta tem sido uma função didático-educativa, caracterizada pelo trabalho de um indivíduo com um produto e criterioso conhecimento do ambiente informativo. Citação
 
Do acervo ao acesso: a perspectiva da biblioteca virtual em empresas
(...) Mesmo considerado tais fatores, é indiscutível que esta e demais "infovias" tem pressionado as estruturas tradicionais das bibliotecas e sistemas de informação em geral, na medida em que ampliam as possibilidades de acesso as informações, em função da globalização de acervos (aliando-se o acesso local ao acesso remoto) e, permitindo potencialmente, que qualquer interessado torne-se independente em suas buscas de informação, desde que disponha do equipamento necessário. Neste sentido, o bibliotecário é igualmente instado a rever seus papeis sob pena de desaparecer juntamente com seu sistema anacrônico. Neste particular, Sirkin, citado por Ladner sugere a orientação dos bibliotecários e profissionais da informação em geral para a figura do funcionário chefe de informações (CIO) . Lang, identifica que os bibliotecários deverão orientar-se para serem "especialistas em redes", mais do que se dedicam agora nos processos técnicos.

(REZENDE, Yara. Do acervo ao acesso: a perspectiva da biblioteca virtual em empresas. Ciência da Informação, v.23, n.3, p.349, 1994)

(...) O sistema de informação, assim construído, seria baseado na figura de um profissional com características de um (information broker) , o qual utilizando-se de buscas em bases de dados... gerencia, ágil e flexivelmente, a busca e acesso a fontes de informação.(idem, p.351) Citação
 
Para uns, as funções essenciais e clássicas de...
Para uns, as funções essenciais e clássicas de armazenamento, de tratamento e de difusão da informação executadas pelas unidades de informação serão realizadas pelos sistemas de acesso on-line e de edição eletrônica. O registro, a análise e a busca da informação serão assistidos pelos sistemas especialistas. O usuário terá, desta forma, acesso direto a informação desejada sem ter que solicitar os serviços de um intermediário, ou seja, das bibliotecas, arquivos e serviços de documentação. Estes serviços, em sua forma atual, desaparecerão e serão substituídos por sistemas novos, organizados e gerenciados por pessoas com novas qualificações. (idem p.513, ver continuação) Citação
 
Documentação de hoje e de amanhã
Perfil do profissional da informação (bibliotecário, técnico da informacao, especialista da informação, documentalista e agente de informação) :As áreas de interesse dominante do técnico da informação resultariam de uma convergência de três grupos principais de disciplinas: teoria da informação, técnica da informação, funções ou atividade de prestação de servicos. Flexibilidade de adaptação.

(ROBREDO. Documentação de hoje e de amanhã. 1994. p.17 Citação
 
O que será?
A mesma situação ocorre no caso da livre troca de informações. Embora seja igualitário, nobre até, haver a possibilidade de todos escreverem o que quiserem, e "públicar" isso livremente no Mercado de Informação em ler. Aqui, também, sentiremos a necessidades de intermediários da palavra escrita, das artes visuais e dos espetáculos... Será que os programas gerenciadores cuidarão disso? Duvido, pois lhes faltará inteligência suficiente para a tarefa. É mais provável que as pessoas recorram a editores e críticos de carne e osso, que possam usar seu discernimento para separar as pérolas no meio da pilha de lixo. Portanto os intermediários não desaparecerão. Pelo contrário, vários tipos prosperarão. Os mais valorizados serão aqueles capazes de atender aos segmentos do Mercado de Informação mais confusos com o maior potencial de personalização. Citação
 
As duas crises da biblioteconomia
O bibliotecário que se forma hoje no Brasil é um bibliotecário generalista que descobre cada vez mais que não detém nenhum conhecimento específico - porque esse conhecimento, essa tecnologia, esta ao alcance imediato do primeiro que apresentar. A Universidade durante muito tempo acompanhou o mercado que, no caso da Biblioteconomia, andava a passos de tartaruga. De repente, o mercado começou a dar saltos quantitativos e qualitativos a cada ano, depois a cada mês, depois a cada semana - e isto não é força de expressão. Citação
 
As duas crises da biblioteconomia
As empresas vão continuar precisando de (bibliotecário) s ((documentalista) s) para organizar seus estoques de informação. Mas não há como minimizar o fato de que as companhias de informação preparam cada vez mais pacotes prontos que qualquer executivo pode manipular, ele mesmo, e atualizar. Não há, tampouco como esconder que essas companhias ainda vão contratar bibliotecários para organizar os dados que venderão em pacotes - mas não contratarão só bibliotecários e, pior, contratarão cada vez menos bibliotecários e cada vez mais especialistas em domínios bem definidos e que, incidentalmente, também dominem as técnicas de Documentação e Biblioteconomia (nas quais se instruem em poucas semanas) . Citação
 
As duas crises da biblioteconomia
(...) não é exatamente que a (biblioteca) e o (bibliotecário) desaparecem - já. As bibliotecas continuam existindo - mas tendem a se transformar em centros de alimentação de bases de dados informatizadas ou em bibliotecas virtuais. E os bibliotecários continuam existindo - mas um bibliotecário, não mais do que um, é capaz de "tocar" agora uma imensa biblioteca informatizada, como já acontece no Japão. Citação
 
Sociedade da informação: dilema para o bibliotecário
A relação sociedade da informação/desinformação nos alcança cotidianamente... De um lado, encontramos cientistas que descrevem com propriedade as mais recentes descobertas... e em direção contraria, pessoas que não sabem sequer decifrar o código escrito, quadro que exige dos profissionais da informação, uma dupla e diferenciada atuação: atender a uns poucos, que constituem a sociedade da informação e a grande maioria, os desvalidos informacionais. É evidente que se torna mais fácil lidar com o conhecido, menos problemático, ou com aquilo que nos da mais reconhecimento e "status profissional". (...) a formação destes profissionais por força das pressões curriculares, envoltas nos discursos da modernidade, centra-se na primeira sociedade, enquanto a segunda apresenta-se como diletantismo, coisa menor, dos pobrezinhos, como habitualmente ouvimos de alguns companheiros que se encontram imersos nas novas tecnologias, com os chips. Sem dúvida, há um imaginário, construído pelos e para os bibliotecários, de que as novas tecnologias da informação, engrandecem a profissão, resolvem velhos problemas de armazenamento e transferência de conhecimento. Este discurso serve para escamotear uma prática onde mudaram os meios, mas a essência é a mesma. Melhor dizendo, substituímos os velhos catálogos em fichas para as telas do computador, substituímos o empréstimo manual por códigos de barras. Em resumo, o que mudou? Provavelmente só utilizamos os novos recursos para agilizarmos as atividades. Citação
 
O bibliotecário e o mercado de trabalho: alguns comentários
Quem tem diploma já sabe tudo? Não precisa aprender mais? O diploma só prova que a pessoa aprendeu a aprender. É preciso continuar aprendendo sempre. O mercado exige, para sobrevivência do profissional, que ele invista em si mesmo. O bibliotecário tipo casa-trabalho, corre o risco de ser só casa sem ter para onde ir. Citação
 
O bibliotecário e o mercado de trabalho: alguns comentários
(Empregabilidade) é um fenômeno mundial e surge como conseqüência de conjunturas econômicas que tem registrado expressivos índices de desemprego em quase todo o planeta. A idéia da empregabilidade sugere que cada profissional se transforme em uma empresa e passe a administrar a própria profissão como um produto que precisa ser vendido ao mercado. Sai de cena o patrão único, substituído por um universo maior, no qual o profissional vai vender seu trabalho (Afinal,..., 1996) Citação
 
Marketing da informação eletrônica
Lopes relaciona essas atribuições, destacando-se que o intermediário deverá ter conhecimento suficiente do sistema que hospeda a base de dados (conexão com o computador, linguagem de busca, faturamento do sistema, disponibilidade de novos comandos e novas bases e das características das próprias bases de dados (forma de atualização no sistema, linguagem de indexação, abreviaturas usadas, estruturação da informação, período de cobertura e tipos de documentos analisados) . Citação
 
Marketing da informação eletrônica
Segundo Trudell, o mercado da informação eletrônica é constituído de dois segmentos, com características próprias e distintas: o dos usuários intermediários, categoria na qual se inserem as unidades de informação e os (brokers da informação) , bem como o segmento dos usuários atuais. Para a autora, como (intermediários da informação) eletrônica, os bibliotecários, mais do que os outros profissionais, tem procurado realizar eventos técnicos para obter informações sobre novas técnicas e recursos, além de trocar idéias e experiências. Citação
 
As tecnologias de informação e a integração das bibliotecas brasileiras
O processo glogal de difusão do conhecimento e aqueles de busca e recuperação da informação tem se alterado significativamente em pouco tempo, determinando uma interação direta e crescente entre os usuários e os sistemas, o que provoca uma mudança no perfil dos profissionais da informação, diminuindo, paulatinamente, a força do conceito de (intermediário da informação) . Paralelamente, os responsáveis pela elaboração de resumos e pelas indexação dos documentos e dos registros do conhecimento, em áreas especializadas adquirem cada dia uma importância maior. Citação
 
Biblioteconomia: produção e administração da interpretação
Os bibliotecários, os cientistas da informação, tem como meta profissional a organização da informação, reservas de conhecimento acumuladas, e buscam, por meio de técnicas e métodos, atingir, além da organização do conhecimento, o controle terminológico, buscando a universalização (a homogeneização, mesmo) das linguagens de acesso a este conhecimento por intermédio de linguagens documentarias (tesauro, terminologia, listas de cabeçalhos) . Citação
 
Revisão analítica da biblioteca do futuro
(...) O bibliotecário deve ser preparado não apenas para trabalhar na biblioteca como uma instituição, mas para ser um especialista em informação e facilitador da comunicação, capaz de desempenhar-se em diferentes ambientes, ou seja, como membro integral de um grupo de pesquisa e/ou atuando com um agente autônomo bem capacitado. Citação
 
Revisão analítica da biblioteca do futuro
Se o bibliotecário não se empenhar em agregar valor a informação, organizando, selecionando, refinando produtos, integrando a informação fragmentada, pesquisando e avaliando recursos informacionais, se também não apoiar ou mesmo desenvolver sistemas especialistas que respondam a questões básicas e repetitivas de referência e possam prover ainda instruções bibliográfica... Portanto, seu grande papel será o de gateway ou gatekeeper, ou seja, guia e orientador do usuário, interpretando-lhe os meios e formas de acesso a informação e entrada aos portais do conhecimento. Com o usuário pode-se dizer que irá encontrar-se em um "caos de informação", dificuldades mil o impedirão de usar efetivamente a informação. entrando aqui o papel importante do bibliotecário em orientá-lo. Citação
 
"Ciberteca" ou biblioteca virtual: uma perspectiva de gerenciamento de recursos de informação
(...) Novas habilidades serão exigidas do bibliotecário, voltadas para lidar com novos recursos, antecipar a interação entre as fontes e serviços e entender as questões básicas na busca de informações em ambientes de redes eletrônicas... Citação